VOLTAR
06/03/2015
Contemporaneidade e Elegância Sob Medida
A+    A-


 Casa contemporânea: esta é a principal opção de estilo para as residências de hoje nos centros urbanos brasileiros -  assim como no mundo todo - bem alicerçada pelos conceitos de flexibilidade na forma de viver e aproveitar ao máximo o tempo livre. Esta foi a premissa usada pela arquiteta Renata Prata ao projetar a residência do empresário Jean Carlo Rodrigues da Cunha, de sua esposa, a fisioterapeuta Valéria Borelli, e dos dois filhos do casal, Cauã e Enzo. A sensibilidade que Renata tem ao projetar seus espaços é impressionante. Com cuidado milimétrico em todos os aspectos, ela impregna suas obras de uma harmonia e equilíbrio perfeitos, onde em cada perspectiva, em cada olhar, pode ser apreciada uma arquitetura rica em detalhes. E cada detalhe parece ter sido tão pensado e repensado: o resultado final é um trabalho impecável.

Talento e sabedoria na exploração dessa tendência universal - que permite reunir elementos de várias tradições  num único projeto - surpreendeu a equipe da JM Magazine com esta casa de fachada envidraçada, acabamento de madeira e pedra, escada aberta tipo loft com mezanino... Cozinha e garagem deixam de ser  elementos “menos vistos”, para serem edificados ao lado das áreas nobres da residência. Tudo se transforma num amplo cenário, convidativo à contemplação do belo, ao desejo de ficar ao ar livre e, ao mesmo tempo, de entrar no aconchego desse lar tão moderno.
A casa em si mesma é uma síntese da vida dos tempos atuais: criativa, arejada, multicolorida, perfumada, alegre, reflexo do estilo de vida de seus moradores, que optaram por viver e conviver em ambientes versáteis e espaços interativos. A arquiteta buscou o melhor de cada canto e o adaptou, com a praticidade exigida nos dias de hoje, às disponibilidades, preferências e costumes da família. Esse tipo de avanço é o que permite aos visitantes chegar e deparar-se com múltiplos “horizontes”; quando se abre a porta principal da casa, por exemplo, a sensação inicial é de já estar descortinando tudo. Mas aí é que vem o “fascínio”: a descoberta de outros segredos. Um nicho, uma parede curva e mais adiante a copa... e  quando se olha através do balcão ainda há muito mais para se descobrir. Portas tradicionais (e não se sente falta delas...) dão lugar a amplas passagens, como a da sala para a cozinha, onde uma encantadora parede de pastilha negra parece obra de arte. Detalhes inimagináveis... pitadas de frescor e exuberância.
Em sua essência, a casa tem identidade familiar, mas se apresenta moderna, atual e cativante.... Modernidade e inovação, aliás, são características marcantes de Renata Prata, que vão de encontro às necessidades particulares de cada cliente, incorporando personalidade ao projeto. Esta tem arquitetura de linhas retas, tendo como base a integração dos ambientes internos e externos, criando diálogos com as áreas verdes do entorno e adequando forma e função numa planta bem resolvida. O projeto contempla dois andares com uma escadaria central de fácil acesso para o piso superior, sofisticada piscina com ofurô, garagem dupla centralizada no piso térreo e um corredor estilo vila, com paisagismo e iluminação impecáveis.
O paredão em pedra rústica logo na lateral da casa integra a entrada social da área de lazer, explorando jogo de volumes bem definido. O projeto privilegia as formas retas, as vigas de concreto, dando magnitude à fachada, que usa iluminação e ventilação naturais, também características deste estilo moderno.
Contemporaneidade e aconchego são compatíveis sim: é o que nos mostra a arquiteta. O ambiente de jantar-estar tem pé direito duplo coroado com mezanino. Um corrimão inox dá leveza à escada revestida em granito Verde Ubatuba, contrastando com o piso escolhido, porcelanato Portinari polido, na cor crema marfil. Os móveis e objetos mesclam estilos contemporâneo e clássico. 
A sala de banho da suíte master foi executada em marmoglass branco e também segue a linha contemporânea dos demais ambientes, com total aproveitamento de espaços:  banheira ao lado de dois chuveiros e duas pias, conforto total com detalhes em tonalidades pastéis.  Já nos banheiros de cada um dos meninos, a opção foi por um leve toque azul nas requintadas pias, em silestone  -  material que vem substituindo mármores e granitos  - e nichos de pastilhas azuis. Os quartos de cada uma das crianças também foi personalizado através do uso de papéis de parede, nichos e móveis planejados, permitindo excelente aproveitamento de espaço.
Como a área de lazer é um ambiente da casa voltado para o entretenimento, é nesse espaço que os moradores se encontram para conversas agradáveis nos fins de tarde, com direito a descanso na rede, diversão na piscina ou até mesmo em reuniões com a família e os amigos nos fins de semana. Quase sempre em torno de um saboroso churrasco. Por isso mesmo, ao construir a churrasqueira, a escolha foi para o canto mais aconchegante do espaço, onde apropriadamente se investiu na instalação da TV e DVD, pia e balcão completados por minifogão, geladeira e freezer. A propósito, em decoração contemporânea, a das varandas tem sido um dos principais points e, por isso, merecido cuidados especiais. 
Na residência de Valéria e Jean, o décor é repleto de arte (como os óleos poderosos da própria arquiteta Renata Prata), flores, garden seat, mobiliário de vime e junco, chaise long, poltronas, sofás e pufes, criando um clima moderno e agradável. Grande ombrelone oferece sombreamento à mesa e à churrasqueira de alvenaria, que ganhou revestimento de tijolos. Opção inovadora em matéria de harmonização do rústico com o moderno.
De volta ao living, destaque para a sala de TV, com pé direito duplo, cujo sofá reclinável  e o aconchego de almofadas garantem o maior conforto. Extremamente amplo, este espaço de estar e conviver da família está bem mobiliado, com móveis e objetos selecionados com muito bom gosto. Do rack ao aparador, das luminárias às poltronas requintadas e coloridas, da mesa de jantar com tampo de vidro temperado e cadeiras de madeira, clássicas, ao bombé com pátina, tudo traduz o life style dos jovens moradores. Seus sonhos e conquistas estão literalmente espelhados na “brincadeira dos espelhos”:  veneziano no lavabo, com moldura de laca vermelha na entrada, bisotés nos banheiros,  como porta no closet e até no revestimento dos criados mudos do quarto do casal.
 
JM Magazine 58

JÁ NAS BANCAS!





AMPLIAR CAPA
Social:
ENQUETE



EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
Publicidade: (34) 3331.7900 ou contato@jmmagazine.com.br
www.jmmagazine.com.br © 2017 · Todos os direitos reservados
AGÊNCIA DIGITAL